
Transferência de Responsabilidade
"Tudo na hora certa", "Se não deu certo ainda é porque não chegou no fim" ou "Deus no comando"
Alan
1 min read



Você já notou como algumas pessoas costumam usar frases como "Tudo na hora certa", "Se não deu certo ainda é porque não chegou no fim" ou "Deus no comando"? Muitas vezes, essas expressões são uma forma sutil de transferir responsabilidade. Elas deslocam a culpa pela falta de ação para um destino aleatório ou, em última instância, colocam tudo nas mãos de Deus.
Recentemente, conversei com um rapaz que havia recusado várias propostas de trabalho. Ele estava sempre ouvindo conselhos estranhos, como "O melhor está por vir" ou "Calma, é tudo no seu tempo, não é só dinheiro". Mas, vamos ser sinceros: se você está pedindo oportunidades, não pode desperdiçá-las! Se você reza para ser próspero, faça por onde!
Aja em direção ao que faz sentido. É fundamental equilibrar razão e emoção. Se você se deixar levar apenas pelos sentimentos, pode acabar preso em uma disposição mental que não leva a lugar algum. Conhecer seus vícios e virtudes é crucial.
Por exemplo, se você é alguém que quer ajudar a todos, pode acabar negligenciando a única pessoa que realmente importa: você mesmo. Por outro lado, se você se considera a pessoa mais importante do mundo, pode acabar atropelando os outros no caminho.
Não existe uma receita pronta para isso, mas a chave é se conhecer melhor. Dessa forma, você não irá desperdiçar oportunidades e, provavelmente, viverá o momento mais precioso de todos: o agora.
E, a propósito, você sabe quem é a pessoa mais importante do mundo?
